Curiosidade Sobre Motores

No mundo atual é difícil imaginar a vida longe dos motores e das facilidades que eles trouxeram. Mas saiba que foi um processo lento e de muito trabalho para chegarmos no estágio atual.

O primeiro sucesso na construção de um gerador de corrente, magnético, com induzido T duplo foi em 1856 pelo eletrotécnico Werner Siemens, mas esse aparelho não podia gerar energia suficiente para alimentar indústrias e equipamentos. Os ímãs permanentes eram de ação restrita.
Dez anos depois Siemens construiu um gerador sem ímã permanente, provando que a tensão necessária para o magnetismo podia ser retirada do próprio enrolamento do rotor. O primeiro dínamo de Werner Siemens possuía uma potência de aproximadamente 30 watts e uma rotação de 1.200 rpm. A máquina também podia funcionar como motor, desde que se aplicasse uma corrente contínua aos seus bornes.
No decorreres dos anos, a tecnologia avançou ainda mais!
1885: o engenheiro eletricista italiano Galileu Ferraris construiu um motor de corrente alternada de duas fases.
1887: o iugoslavo Nicola Tesla apresentou um pequeno protótipo de motor de indução bifásico com rotor em curto-circuito.
1889: o engenheiro eletricista russo Michael Von Dolivo Dobrowolsky, da firma AEG, de Berlim, persistindo na pesquisa do motor de corrente alternada, entrou com pedido de patente de um motor trifásico com rotor de gaiola. Ele era simples, silencioso, tinha menos manutenção e alta segurança em operação.
1891: Dobrowolsky iniciou a fabricação em série de motores assíncronos, nas potências de 0,4 a 7,5 kW.
Em resumo, cientistas, físicos e outros profissionais nem sempre ligados à ciência contribuíram para a evolução dos motores que acelerou a industrialização mundial e transformou radicalmente o modo de vida das pessoas. Essa história, de forma completa, está disponível no livro “O Motor Elétrico” que está disponível no site do Museu WEG.

Elétrica Amaral – Muito além da energia