Saiba quais os tipos de lâmpadas disponíveis no mercado.

Na hora de escolher uma lâmpada para nossas casas, muitos se perguntam qual a diferença entre os tipos de lâmpadas usadas no mercado e quais são as vantagens entre uma e outra.

De fato, elas devem ser escolhidas com cuidado, e é preciso ficar atento não apenas ao preço, mas ao consumo de energia e a qualidade. Assim, deve-se observar as recomendações da embalagem e se o produto atende às especificações do Inmetro. Tomando os devidos cuidados, as lâmpadas podem ser grandes aliadas de decoração e eficiência para a sua casa.

Quais são os principais tipos de lâmpadas?

As lâmpadas incandescentes, fluorescentes e de LED são as mais utilizadas quando estamos no contexto residencial.

As lâmpadas incandescentes são as mais populares, apesar de terem tido a comercialização proibida desde 2015. São as grandes vilãs na conta de luz, pois somente 10% da energia fornecida a ela é transformada em energia luminosa e os outros 90% são liberados em forma de calor. Além disso, possuem uma vida útil baixa, dada por aproximadamente 41 dias, se ficasse ligada o tempo todo.

As lâmpadas fluorescentes são 80% mais econômicas que as incandescentes, além de possuir uma eficiência luminosa maior e uma vida útil mais elevada, dada por aproximadamente 416 dias se ficasse ligada o tempo todo.

A energia fornecida às lâmpadas fluorescentes é utilizada quase inteiramente para gerar energia luminosa, e também essas necessitam de menos potência (Watts) para iluminar um mesmo ambiente, quando comparado às lâmpadas incandescentes.

Entretanto, as lâmpadas fluorescentes possuem mercúrio na composição e, em caso de quebra ou de descarte, cuidados devem ser prontamente tomados, para que o mercúrio não prejudique a saúde ou ao meio ambiente.

Apesar das lâmpadas fluorescentes possuírem um amplo mercado comercial, as lâmpadas de LED estão conquistando o consumidor pois são modernas e econômicas. É possível uma redução de até 90% no consumo de energia. Outra vantagem importante é sua alta durabilidade, com uma vida útil superior a 625 dias, um número bem superior aos outros tipos de lâmpadas.

Sua tecnologia consiste em converter energia elétrica diretamente em luz. Para você poder comparar: uma lâmpada LED de apenas 10W é equivalente a uma fluorescente de 15W ou uma incandescente de 60W! Uma aparente desvantagem é o preço, já que entre os tipos de lâmpadas, essa é a mais cara.

No entanto, se você colocar na ponta do lápis os gastos a curto e longo prazo, vai perceber que as lâmpadas de LED possuem um ótimo custo-benefício, principalmente na sua conta de luz.

Trocando sua lâmpada por uma de LED, você economiza na conta de luz e ainda contribui para deixar o planeta mais verde e sustentável, pois possui baixo impacto de poluição, mesmo no seu descarte.